terça-feira, 6 de março de 2018

Sigil, A Cidade dos Portais

População: 601.128 habitantes.

Raças: Goblinóides (20%), Humanos (30%), Tieflings (8%), Khoravar (6%)Aasimar (6%), Genasi (5%), Ferais (3%), Genasi (2%) Forjados (1%), Outros (19%), Dabus (???)

Histórico

Sigil é uma cidade Dhaakani transportada para o Plano Astral para escapar das Guerras Daelkyr. A população original a muito se extinguiu, se relacionaram com outras raças planares, ou simplesmente retornaram para Eberron após o fim do conflito. Agora, a cidade virou um porto seguro para renegados de vários mundos e para aqueles que desejam explorar os planos exteriores de Eberron.

Lentamente, com o passar dos séculos, a população conseguiu se recuperar da transformação cataclísmica e começaram a viver permanentemente em Sigil. Seus usuários de magia conseguiram criar portais para a maioria das dimensões com contato sendo estabelecido com os Elfos de Aerenal e o continente Dracônico. Nessa mesma época, os cidadãos mais tolos de Sigil começaram a explorar os planos em tempo integral, voltando a cidade com filhos mestiços com sangue de raças planares, ou voltando após suas viagens planares os roubarem de sanidade.

Pelo menos uma parte dos cidadãos são da antiga Galifar que foram resgatados pelos planinautas da cidade depois de serem tragados de sua terra natal graças a Zonas Manifestas. Outros são nativos de planos materiais além de Eberron, ou são refugiados de mundos atacados e destruídos pelos Daelkyr.

A cidade tem conseguido prosperar, mesmo sendo uma das cidades mais estranhas dos planos. Seu maior poder é aquilo que da a ela seu título de “Cidade dos Portais”: em cada um dos planos exteriores, existe ao menos uma cidade-satélite fundada por sigilianos, cada uma com um grande portal perpétuo que a conecta a Sigil. Esses portais, junto com os incontáveis portais menores, torna Sigil um ponto de parada seguro para viajantes planares.

Cultura

A cidade, devido a sua proximidade com os planos exteriores, são dominadas por uma hoste de movimentos filosóficos conhecidos como Facções. Todas elas tem papéis específicos na cidade, ambos oficiais e extra-oficiais, e vivem disputando conflitos políticos mesquinhos umas com as outras. Comparados com os nativos de Eberron, a maioria dos cidadãos de Sigil parece ligeiramente (ou completamente) insanos com sua monomaníaca devoção a filosofia. Não tentem convencê-los de que as ideias deles estão erradas, ou que elas não importam; crença é poder em Sigil, e os factotums (membros das facções) demonstram poderes extraordinários como recompensa por sua obsessão com sua filosofia.

Um cidadão típico de Sigil é intensamente urbano, embora a maioria do povo viva na pobreza, e tem ressentimento de sua situação. Eles tem seu próprio dialeto de gíria de ladrão, chamado de Cântico, conhecido pela maior parte dos nativos. Eles são esnobes e arrogantes com a maioria dos “Primários”, que eles tratam basicamente como bárbaros sem cultura.

A Dama da Dor

Pouco tempo após chegar no Mar Astral, Sigil foi tomada por uma misteriosa entidade conhecida como a Dama da Dor (Extraplanar ????, Neutra). A Dama da Dor parece possuir poder equivalente a um Anjo Solar, Demônio das Profundezas, ou até mesmo de um Lorde Demoníaco. Ela tem autoridade absoluta sobre como os portais funcionam, e é responsável por criar uma barreira que impede que entidades planares entrem facilmente na cidade. Apenas extraplanares com sangue mortal e extraplanares menores podem entrar livremente; os de grande poder tem de estar possuindo mortais para entrar, e a Dama da Dor toma ação contra extraplanares que tentem abusar ou exibir seu poder abertamente, como foi o caso de Aoskar, o “Senhor dos Portais”, que tentou usurpar o controle de Sigil dela.

A Dama da Dor é servida pelo que resta da população hobgoblin original da cidade, conhecidos como Dabus (Hobgoblin Extraplanar Feiticeiro 4, Leal Neutro), que aparentemente foram transformados pelas energias Astrais em uma raça arcana que só consegue se comunicar com simbologia, e possuindo grande longevidade. Aqueles que não se transformaram em Dabus há muito viraram mortos-vivos ou abandonaram a cidade.

As Leis da Dama

A Dama da Dor não se comunica diretamente com o o povo de Sigil. Ela age exclusivamente através de seus Dabus, que relatam para o povo as seguintes proclamações da Dama.

  • Veneração da Dama é proibido.
  • Nenhum mal pode ser feito contra um dabus.
  • Não é permitido tentar desafiar a regência ou autoridade da Dama dentro de Sigil.
  • Qualquer ação que prejudicar direta ou indiretamente a cidade de Sigil vai ser considerado um ataque direto contra a própria Dama, e punida de forma apropriada.
  • Nenhuma entidade divina ou venerada como uma pode entrar em Sigil.
  • Não haverá mais de 15 facções operando dentro de Sigil (essa lei foi implementada durante a Grande Revolta 630 anos atrás, quando a cidade tinha mais de 50 facções em guerra aberta nas ruas; em duas semanas, as 50 facções foram reduzidas as 15 atuais).

Violar as leis da Dama é punido com exílio para os Labirintos ou morte, dependendo da severidade do incidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário